Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Conheça 7 indicadores financeiros para acompanhar no varejo

  • maio 20, 2019

Os indicadores financeiros são excelentes ferramentas para acompanhar o desenvolvimento de um negócio. Saber o que está afetando-o positiva e negativamente é fundamental para garantir o seu sucesso. O problema é que muitos gestores não dão tanta atenção a essas métricas. Com isso, acabam pecando em pontos cruciais e comprometem as finanças do empreendimento.

O departamento financeiro é um dos setores mais importantes de uma organização. É ele que determina quais investimentos podem ser realizados e quais cortes precisam ser feitos. No entanto, para que essas decisões sejam certeiras, é necessário entender cada detalhe para saber como agir.

Com o objetivo de ajudar você nessa missão, listamos 7 indicadores financeiros que vão auxiliar na tomada de decisão e fornecer informações relevantes para a sua empresa. Acompanhe!

O que são indicadores financeiros?

São ferramentas que servem para coletar e gerar informações financeiras sobre a atual situação de uma empresa. Eles mostram se o negócio é saudável ou não e em quais pontos ele necessita de melhorias urgentes. Como permitem fazer comparações e oferecem dados reais sobre a organização, esta descobre aonde quer chegar e se tem condições para isso.

Apenas dizer que a sua empresa vendeu uma quantidade “x” de produtos não significa que ela está se desenvolvendo bem. É nesse momento que os indicadores fazem a diferença, pois eles demonstram se as vendas realmente resultaram em lucro.

Quais os principais indicadores financeiros para varejo?

Conseguiu entender o que é um indicador financeiro e por que ele é indispensável para o bom andamento do seu negócio? Então, confira quais são os mais importantes e que você deve colocar em prática o quanto antes.

1. Ticket médio por venda

Entender qual é o ticket médio por venda do seu estabelecimento varejista é crucial para trabalhar estratégias de marketing específicas para atrair mais clientes ou fidelizá-los. Esse indicador financeiro ajuda a entender quanto, em média, cada cliente gasta na sua empresa. Para isso, é preciso adotar a seguinte regra:

ticket médio por venda = valor total de vendas / número de compras realizadas em um período

Esses dados dão a oportunidade de entender se os objetivos do número de vendas estão sendo alcançados. Se essa margem estiver muito baixa, é interessante verificar o que está prejudicando a experiência do consumidor.

2. Retorno sobre o investimento

Todos os insumos comprados para vender na sua empresa podem ser considerados como investimentos sobre os quais você deseja ter um retorno positivo, certo? Pois bem, de nada adianta os produtos apresentarem uma boa saída se a precificação deles estiver errada. Nesse caso, o seu ROI (Retorno sobre o Investimento) estará abaixo do desejado.

Em suma, esse indicador financeiro mostra se você está ganhando ou perdendo em suas vendas. Para chegar ao resultado, o cálculo a ser feito é o seguinte:

ROI = (vendas realizadas − investimento inicial) / investimento inicial

3. Giro de estoque

Fazer uma boa gestão de estoque é essencial para manter suas vendas positivas. Nesse sentido, é de suma importância calcular o seu giro de estoque. Ele aponta a qualidade do seu estoque no que se refere à utilização dos recursos que estão estocados. O cálculo, em si, é bem simples:

giro de estoque = total de vendas / número de produtos armazenados

Contar com o auxílio de ferramentas de gestão pode ajudar muito nesse controle, pois elas fornecem todos os dados necessários de maneira prática e rápida. Assim, dá para corrigir gargalos com agilidade.

4. Capital de giro

O capital de giro é um recurso indispensável que garante que a empresa consiga se manter em operação no mercado. Essa quantia deve ser suficiente para que o negócio possa arcar com seus compromissos, independentemente se os clientes pagaram ou não. Veja como realizar o cálculo:

capital de giro = contas a receber + contas a pagar − estoque

Para otimizá-lo, você precisa fazer uma boa gestão de compras, aprimorar a gestão de estoque e negociar preços melhores com os fornecedores. Além disso, trabalhe estratégias para antecipar seus recebimentos, como oferecer descontos para quem efetuar o pagamento antes da data prevista — mas, claro, tudo com muito planejamento e cuidado.

5. Lucratividade

Embora os conceitos de lucratividade e lucro pareçam ser a mesma coisa, eles são diferentes. O lucro se refere ao que você faturou além das despesas, já a lucratividade mostra qual foi o percentual de rentabilidade da sua empresa. O cálculo é o seguinte:

lucratividade = lucro / vendas

Esse indicador financeiro revela o quanto o seu negócio é rentável. Dessa forma, você consegue enxergar possibilidades de investimento e expansão. Uma prática interessante para melhorar a sua lucratividade é diminuir os custos, a fim de permitir uma otimização dos preços dos seus produtos.

6. Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio diz respeito ao valor que a sua empresa deve faturar para cobrir seus custos fixos e variáveis. Esse é um excelente indicador financeiro que ajuda você a definir suas metas. A fórmula é:

ponto de equilíbrio = despesas fixas / margem de contribuição

É importante acompanhar as suas metas, identificar possíveis desvios e criar ações para eliminar os gargalos na produção. A partir do momento em que você supera o ponto de equilíbrio do seu negócio, é sinal de que ele está começando a ser lucrativo.

7. Liquidez

Esse indicador financeiro sinaliza se a empresa tem capacidade para honrar todos os seus compromissos. Há diferentes tipos de liquidez e cada um tem um cálculo próprio. Confira:

  • liquidez corrente: aponta o cumprimento dos compromissos a curto prazo (LC = ativo circulante / passivo circulante);
  • liquidez seca: mesmo conceito da liquidez corrente, porém, é preciso descontar o valor do estoque [LS = (ativo circulante − estoques) / passivo circulante];
  • liquidez imediata: considera os valores que o negócio tem disponíveis no momento do cálculo (LI = recursos disponíveis imediatos / passivo circulante);
  • liquidez geral: mostra a situação da empresa ao longo prazo [LG = (ativo circulante + realizável a longo prazo) / (passivo circulante − passivo não circulante)].

Viu só quantos indicadores financeiros úteis para acompanhar no varejo? Eles fornecem uma visão ampla do seu negócio e, assim, ajudam a identificar falhas que podem comprometer seu desenvolvimento. Com dados precisos em mãos, você consegue criar ações mais rapidamente para sanar esses problemas.

Gostou do texto? Então, aproveite e nos siga nas redes sociais para acompanhar de perto as nossas novidades: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

abril 21, 2025
Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

abril 11, 2025
AnteriorAnteriorComo automatizar processos e em quais setores fazer a automação?
NextEntenda o que avaliar no momento de contratar um sistema de PDVPróximo

Você também pode se interessar

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Os cartazes de ofertas são ferramentas essenciais no varejo para atrair clientes e aumentar as vendas. No entanto, erros nesses cartazes podem gerar confusão, prejudicar

Está tomando decisões no escuro? A falta de informações pode estar prejudicando seu varejo

Está tomando decisões no escuro? A falta de informações pode estar prejudicando seu varejo

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!