Pular para o conteúdo Skip to content
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Trabalhe melhor com fornecedores e diminua problemas na execução das lojas

  • dezembro 27, 2018

De nada adianta ter boas estratégias comerciais e operacionais se a execução na loja falha. Esse problema, ainda muito comum, costuma resultar em ruptura e perda de mercadorias entre outros problemas. Tudo isso afeta as vendas e prejudica a margem de lucro. Para a execução sair do papel, é preciso que supermercados e fornecedores estejam dispostos a atuar juntos, como um time. Veja a seguir os principais gargalos na execução, listados por especialistas, e o que pode ser feito para combatê-los.

Confira a seguir:

01. As ações não são iguais em todas as lojas.

Não considerar as necessidades de cada uma leva ao mau aproveitamento das vendas e a promoções ineficientes.

Solução: É preciso desenvolver atividades alinhadas com as metas de cada unidade, além de considerar características regionais e perfil do público. A adoção de um calendário promocional entre varejo e indústria ajuda, mas é preciso que ele seja definido com antecedência, explica Rafael D’Andrea, CEO da Tool Box.

02. Layout de loja definido sem levar em conta o papel de cada categoria e como tirar melhor proveito delas.

Assim, algumas soluções de consumo importantes podem ser ignoradas, o que acaba não incentivando vendas ou facilitando a compra.

Solução: Segundo D’Andrea, os fornecedores conhecem as áreas quentes e frias da loja. Eles têm informações sobre as localizações mais adequadas para as seções em que atuam e dos pontos extras. Podem ajudar ainda na definição de iluminação e mobiliário mais adequados.

03. Falta regularidade no serviço da indústria.

Ou seja, em alguns momentos ela cumpre o acordo, como presença de promotores, e, em outros, não. O problema também existe do lado do varejo, que, por exemplo, não consegue fazer a loja executar as ações negociadas com o comercial.

Solução: É recomendado firmar contratos anuais que estabeleçam as obrigações e responsabilidades de cada lado, diz Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company. “Isso obriga cada lado a criar mecanismos, como indicadores, metas e maior supervisão para garantir o cumprimento das regras”, afirma o executivo.

04. Ainda há muitos problemas relacionados ao abastecimento das lojas, que acabam gerando ruptura.

Solução: O ideal é o varejo compartilhar com o fornecedor rotina completa de abastecimento da loja. Segundo Flávio Boan, consultor da Falconi Consultores de Resultados, a ruptura em gôndola ocorre, muitas vezes, pela falta de compreensão da indústria sobre as consequências de, por exemplo, não cumprir data e horário de entrega.

05. Planograma de exposição não é respeitado, prejudicando todo o trabalho desenvolvido no gerenciamento de categorias.

Solução: Para Jonathan Dagues, da Spar Brasil, especializada em merchandising, o promotor deve ser orientado quanto à estratégia das marcas e categorias que estão sob sua responsabilidade.

Imprimir e colar o desenho do planograma na prateleira e criar checklist de tarefas também é recomendado.

06. Perdas provocadas por erros na entrega dos pedidos que chegam do fornecedor.

Solução: Conscientize gerentes e encarregados de loja sobre a importância de comunicar à área comercial os problemas de prazo vencido e avarias de mercadorias, além de pedidos incorretos. Segundo o consultor Boan, da Falconi, essas informações influenciam a relação do comercial com o fornecedor. “O gerente da loja também é obrigado a ‘apagar incêndio’ a todo momento e não consegue se dedicar a atividades estratégicas”, diz.

Embora benéfica para os negócios, a troca de informações ainda é vista com desconfiança por varejo e indústria. Esse tabu precisa ser vencido para criar ações que elevem a rentabilidade de ambos

07. Funcionários conhecem muito pouco sobre as características dos produtos vendidos no supermercado.

Solução: Como detém as informações sobre o produto, a indústria pode ajudar o varejista a treinar sua equipe. “O supermercado deve trocar informações com o fornecedor. Essa prática contribui, inclusive, para a definição de um sortimento mais adequado”, acredita Rafael D’Andrea, da Tool Box.

Fonte: Site Supermercado Moderno

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

maio 16, 2025
A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

maio 14, 2025
Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025
AnteriorAnteriorQuais os principais equívocos na hora de cadastrar produtos
NextUma nova perspectiva sobre a árvore de decisãoPróximo

Você também pode se interessar

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

O que o desmembramento automático pode corrigir no açougue?

A gestão de açougues envolve desafios operacionais e financeiros. Um dos pontos mais sensíveis é o controle de estoque e o cálculo preciso dos custos

A importância da psicologia das cores no varejo 

A importância da psicologia das cores no varejo 

No ambiente competitivo do varejo, cada detalhe é pensado para atrair, conquistar e converter o consumidor. Assim, desde a disposição dos produtos até a iluminação

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!