Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Afinal, como expandir um negócio? Descubra aqui!

  • maio 13, 2019

A economia brasileira pode não estar em seus melhores dias, mas já dá discretos sinais de recuperação, graças ao pequeno aumento do PIB em 2018. Assim sendo, vale questionar: como expandir um negócio e aproveitar o início de uma possível onda de crescimento?

Por outro lado, nem sempre o aumento nas receitas depende da conjuntura econômica favorável. Embora esta seja uma condição das mais relevantes, é preciso avaliar uma série de fatores antes de decidir pelo melhor momento e de que forma expandir.

Portanto, que tal conhecer algumas estratégias que levarão sua empresa a um novo patamar? Continue aqui com a gente e tenha uma ótima leitura!

Amplie a oferta de produtos/serviços

Crescimento nem sempre tem a ver com abertura de novas unidades físicas ou contratação de novos colaboradores. Como expandir um negócio é sempre uma questão a ser avaliada em números, deve-se colocar em pauta, primeiramente, a ampliação do mix de produtos/serviços.

Nesse caso, o mais indicado é saber por meio de pesquisas junto aos atuais clientes se existe alguma mercadoria ou serviço que esteja em falta.

Outra medida é avaliar a concorrência para descobrir se há possibilidade de o seu negócio oferecer algo que diferencie a sua empresa. Você pode expandir a oferta com base no feedback dos clientes ou conforme possíveis brechas dos concorrentes.

Conquiste mais espaço no mercado

Você saberia dizer com exatidão qual a fatia de mercado que sua empresa atende? Perceba que esse fator não está ligado ao número de pessoas que moram em determinada região ou ao que pesquisas demográficas apontam.

Um mercado consumidor é a quantidade de pessoas que um pool de empresas de um mesmo segmento cobre por período. Vamos supor que um bairro conta com cinco escolas. Se elas fecham 300 novas matrículas todo mês, então esse é o número aproximado do mercado atendido.

Para ampliar sua participação, você tem como alternativas buscar clientes de novas fontes, o que implica investimentos em anúncios. A outra maneira é oferecer produtos ou serviços que os concorrentes não tenham, para “tirar” clientes deles. É como se o mercado consumidor fosse um bolo, em que o maior pedaço vai sempre para quem merece mais.

Faça parcerias

Uma empresa crescer sozinha é mais difícil. Por isso, muitas recorrem a parcerias, boa parte no modelo conhecido como joint venture, comum na indústria automotiva. É um tipo de cooperação em que empresas fazem uma espécie de intercâmbio de ideias, projetos ou de tecnologia, com ganhos mútuos.

Por ser um formato de parceria que geralmente é feito entre empresas de um mesmo segmento, o ideal é formalizar em contrato qual será o tipo de troca. Prazos, direitos e obrigações também devem ser muito bem definidos.

Mais do que saber como expandir um negócio, tenha em mente que isso significa atender a um número maior de pessoas. É necessário planejar as ações para não comprometer a qualidade dos produtos/serviços. Esse cuidado minimiza os riscos e, consequentemente, os bons resultados tendem a se perpetuar.

Agora que você conhece os passos para expandir o seu negócio, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Quem sabe não aparece alguém para fechar uma parceria?

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

abril 21, 2025
Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

abril 11, 2025
AnteriorAnteriorAnálise da concorrência: por que isso é tão importante para o seu negócio?
Next4 dicas para se preparar e vender mais no dia dos paisPróximo

Você também pode se interessar

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Os cartazes de ofertas são ferramentas essenciais no varejo para atrair clientes e aumentar as vendas. No entanto, erros nesses cartazes podem gerar confusão, prejudicar

Está tomando decisões no escuro? A falta de informações pode estar prejudicando seu varejo

Está tomando decisões no escuro? A falta de informações pode estar prejudicando seu varejo

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!