Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Como automatizar processos e em quais setores fazer a automação?

  • abril 22, 2019

No automobilismo, ganha uma corrida quem tem o carro mais veloz e bem equipado. É como automatizar processos, isto é, um bom resultado acontece quando aplica-se tecnologia e o trabalho manual é eliminado.

Analogias à parte, o fato é que converter processos manuais em automáticos leva a diversas melhorias que justificam os investimentos. Uma delas é aumentar a escalabilidade do negócio, portanto, sua empresa passa a fazer mais, sem que isso signifique custos proibitivos.

Afinal, nem todo mundo pode ser como o heptacampeão Michael Schumacher, que pilotava utilizando o câmbio manual — e, aliás, foi o último a vencer um campeonato de Fórmula 1 dessa forma.

Na sequência, veja como é possível fazer a automação que vai tornar sua empresa mais competitiva e como um software ajuda nessa tarefa. Não fique para trás nesta prova!

Elimine operações lentas

Automatizar processos significa mais agilidade. Bons exemplos para entender isso podem ser verificados em padarias, bares e restaurantes. Em alguns deles, os garçons e atendentes registram pedidos em palmtops conectados a uma rede interna. Instantânea e simultaneamente, a solicitação segue para a cozinha e para o caixa, onde será registrada e devidamente faturada.

Agora, imagine se essa sequência tivesse que ser feita da maneira tradicional, em que o pedido é anotado em papel. Em seguida, ele teria que ser levado para o caixa, onde seria feito o registro e emissão de nota fiscal, para só então mandar a ordem para a cozinha. Se preferir, a ordem pode ser invertida. Tanto faz.

E se esse exemplo não parece suficiente para ilustrar, talvez o de um estoque monstruoso como da Boeing ajude a entender melhor como a automatização é importante.

Localizada em Everett, nos Estados Unidos, a montadora de aviões entrou para o Guinness, o livro dos recordes, como a dona do maior edifício do mundo em volume. São 13,3 milhões de metros cúbicos, em que circulam pessoas, veículos e muitas, muitas peças e componentes.

Para se ter uma noção das dimensões do local, basta dizer que, nele, caberiam quase 20 Maracanãs, com direito às suas construções adjacentes.

Imagine ter que coordenar processos em uma área industrial tão grande sem a ajuda da tecnologia? Ou, se assim não fosse, como organizar as rotinas, fluxos de trabalho, montagem de aeronaves e manutenção apenas com recursos analógicos?

Mapeie todos os processos

Contar com as facilidades que só a automação pode oferecer ganha importância cada vez maior. Um caso de sucesso que evidencia o potencial transformador da tecnologia, nesse caso, é mostrado pela Hubspot.

A empresa, que desenvolve sistemas de CRM e soluções de marketing digital, foi parceira da Sky.One na automação de rotinas e nos fluxos de comunicação.

Ao longo da jornada, diversos processos em marketing digital, que antes não eram claramente identificados, foram mapeados, passando a integrar um fluxo consistente de tarefas. Envio de e-mails, postagens em blog e publicações em redes sociais foram os alvos prioritários.

O resultado, segundo a Hubspot, foi um aumento no tráfego orgânico de 670% no período de 14 meses. Parece muito tempo, mas se você considerar que se trata de um negócio B2B, perceberá que se trata de um feito notável.

Obtenha incremento em BI

Por outro lado, a tecnologia, por si só, não é garantia de sucesso. Afinal, a automação existe para tornar as atividades humanas mais precisas, ágeis e seguras com o suporte da informática.

Veja o já citado exemplo de Schumacher na F1. Quantos pilotos não contavam com carros de tecnologia superior, mas mesmo assim não foram páreos para o alemão?

A verdade é que automatizar processos é parte de um conjunto de melhorias que faz parte de um conceito mais amplo, o de Business Intelligence (BI). A Inteligência de Negócios, para falar em bom português, é certamente uma das consequências mais benéficas nesse sentido.

Isso porque a automação tira as pessoas de tarefas mecânicas e que, por isso, exigem grande esforço e muito tempo para sua execução. Desta forma, o trabalho ganha agilidade, já que é liberada mão de obra.

Setores nos quais aplicar

A vantagem nisso tudo é que toda e qualquer empresa pode se beneficiar do salto de qualidade que a automação proporciona. Avance na leitura e confira quais são:

Financeiro

Um desafio recorrente em boa parte das empresas, em especial as varejistas, é o controle e gestão do fluxo de caixa. Registrar diuturnamente todos os valores que entram e saem dos repositórios financeiros é, sem dúvida, um dos pontos mais sensíveis em negócios de alta rotatividade.

Estoque

Outro fluxo que demanda agilidade e eliminação de processos manuais é o de estoque. Neste setor, a entrada de mercadorias precisa ser acompanhada com máxima atenção, em virtude do lançamento em inventário e posterior repasse ao setor de vendas.

Além disso, o estoque deve operar integrado às compras. Assim, diante de tantas operações coordenadas, seria quase impossível gerir sem contar com a tecnologia.

Compras

Além da coordenação com o estoque e as vendas, o setor de compras tem seus próprios fluxos internos que pedem soluções no sentido de promover mais agilidade.

É o que acontece em processos de cotação de compras, em que a coleta e registro de muitas cotações podem ser feitos com uma ferramenta de automação.

Marketing

Você viu no exemplo da Hubspot como o marketing, principalmente o digital, está ligado umbilicalmente à automação. Além de ajudar na execução das tarefas, automatizar esse setor também é fundamental para organizar e estruturar dados para posterior interpretação.

Afinal, de que serviriam os relatórios de Analytics sem que tamanho volume de informação fosse estruturado? A automação ajuda a superar esse desafio.

Vale lembrar que Analytics podem ser entendidos como relatórios do tipo gerencial. Ou seja, toda e qualquer compilação de dados sobre desempenho em negócios.

Sendo assim, agora que você sabe como automatizar processos — pelo menos nos seus aspectos elementares —, a decisão está nas suas mãos. Avalie as necessidades em sua empresa, converse com outros líderes e trace objetivos. Certamente você chegará à conclusão de que a relação custo x benefício compensa!

Entre em contato com a Linear e confira de perto como vamos ajudar seu negócio a crescer com o apoio da tecnologia. Estamos te esperando!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

abril 21, 2025
Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

abril 11, 2025
AnteriorAnterior5 erros mais comuns ao utilizar uma planilha de gestão
NextConheça 7 indicadores financeiros para acompanhar no varejoPróximo

Você também pode se interessar

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Os cartazes de ofertas são ferramentas essenciais no varejo para atrair clientes e aumentar as vendas. No entanto, erros nesses cartazes podem gerar confusão, prejudicar

Está tomando decisões no escuro? A falta de informações pode estar prejudicando seu varejo

Está tomando decisões no escuro? A falta de informações pode estar prejudicando seu varejo

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!