Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Entenda o que avaliar no momento de contratar um sistema de PDV

  • maio 27, 2019

O Sistema de PDV (Ponto de Venda), é um software amplamente utilizado no mercado, com emissão de documentos fiscais para a realização de vendas. Ele opera de forma integrada com a gestão do estabelecimento.

Sua implementação é um investimento que aumenta a produtividade da sua equipe, visto que proporciona mais agilidade no atendimento ao cliente e otimiza as vendas. Além disso, o gestor consegue tomar decisões com mais segurança em função das informações disponibilizadas pela ferramenta.

No entanto, você precisa considerar principalmente dois fatores ao escolher um sistema de PDV para a sua empresa: as demandas do negócio e as funcionalidades do software. Por isso, confira as nossas orientações para saber como contratar a solução ideal para o seu empreendimento.

Quais são os tipos de software de PDV?

O mercado dispõe de diversas opções de sistemas de PDV. Existem as mais básicas e acessíveis, que cumprem muito bem o seu papel com o pequeno varejo; e as mais completas, preparadas especialmente para os grandes varejistas. Veja, a seguir, quais são as características dos dois tipos de software de PDV.

Sistema de PDV Fixo

Trata-se de um sistema mais robusto. Tanto que para ser adquirido é necessário que o lojista obtenha também uma série de equipamentos, como impressora fiscal, máquina de cartão e computadores.

Sistema de PDV Móvel

Estamos falando de um sistema que pode ser acessado de qualquer lugar onde haja conexão com a internet. O modelo conta com o uso de aparelhos e aplicativos que centralizam e facilitam a maior parte dos equipamentos e operações, como impressoras, máquina de cartão e outros.

Portanto, essa é a solução ideal para estabelecimentos que não têm um porte de rede tão grande ou que não necessitam de um sistema tão complexo de vendas. Além disso, com um sistema de PDV móvel, existe a facilidade da gestão do negócio a qualquer hora e lugar.

O que um sistema de PDV faz?

Vale lembrar que, para acertar na escolha de um sistema de PDV, você precisa conhecer bem as suas próprias necessidades e as demandas específicas do seu negócio. A razão para isso é simples: cada loja tem processos e operações muito particulares, e cada empreendedor sustenta projetos diferentes.

Entretanto, algumas funcionalidades são comuns a todos, especialmente as que têm relação com o processo de pagamento. Logo, é crucial que o sistema de PDV seja capaz de receber e enviar pagamentos de forma eficiente.

Quais as dicas para contratar o melhor sistema de PDV?

Agora que você já compreendeu o que é, quais são os tipos de softwares de PDV e o que eles fazem, vamos dar as principais dicas para você contratar o melhor sistema para o seu modelo de negócio. Acompanhe!

Todo negócio precisa operar com um software que garanta agilidade no processo de emissão de nota fiscal e cupons. É exatamente esse fator que deixa o atendimento ao cliente mais rápido. Assim, você consegue diminuir o tempo dele na fila e, como efeito, a experiência de consumo também se torna melhor.

Obtenha homologação e autorização NFC-e e SAT

A emissão das notas e cupons precisa atender às leis fiscais de cada estado. Por isso, o PDV obrigatoriamente tem que estar homologado com:

  • ECF (Emissor de Cupom Fiscal);
  • NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica);
  • SAT-CF-e (Software de Autenticação e Transmissão de Cupons Fiscais Eletrônicos).

Verifique a integração com outros setores

Entre as funcionalidades do sistema de PDV, uma das mais relevantes é a possibilidade de gerar informação a todos os setores da empresa (compras, vendas, marketing, financeiro etc.). Assim sendo, todos os processos do seu empreendimento serão otimizados, uma vez que haverá:

  • o devido compartilhamento das informações com outros departamentos;
  • agilidade na emissão de cupons e notas fiscais;
  • colaboração para o controle de estoque e de finanças;
  • melhorias no atendimento ao cliente.

Avalie o suporte

O software pode até atender a todas as necessidades da sua empresa e contar com diversas funcionalidades. Mesmo assim, é fundamental ter um suporte eficaz para resolver possíveis problemas e para tirar dúvidas que possam surgir.

Nesse sentido, o time por trás do suporte do software precisa ser muito ágil, com a oferta de soluções rápidas aos seus usuários. Isso é para evitar que o estabelecimento fique sem utilizar o sistema de PDV por qualquer que seja o motivo.

Portanto, lembre-se de verificar como é o suporte do fornecedor e como ele presta a assistência ao cliente. Essa informação é primordial na escolha do programa ideal para o seu negócio.

Priorize a segurança

Quando o assunto é vendas, a segurança é um item indispensável. No caso do software de PDV, segurança significa precisão e disponibilidade. Cada mercadoria na loja deve estar com valor e quantidade certos — de fato, informar a quantidade depende do operador, mas o preço vem do software.

Sob o ponto de vista do varejista, sua tranquilidade depende de um sistema que seja isento de erros e que não trave. Afinal, diferenças pequenas são capazes de gerar grandes prejuízos para o negócio.

Para priorizar a segurança, busque um fornecedor especializado, cujo software já esteja bem maduro e com muitos clientes no mercado. É preciso lembrar que de nada adianta uma bela operação se o sistema provoca erros.

Como vimos, são muitos detalhes que você precisa analisar para contratar um bom sistema de PDV. Além do mais, lembre-se de contar com um Software de Gestão ERP especializado e que ofereça todos os módulos integrados, do frente de loja ao financeiro. Há empresas com ampla experiência no desenvolvimento desse tipo de ferramenta.

Por falar nisso, que tal conhecer as soluções que a Linear Sistemas tem para o seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

abril 21, 2025
Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

abril 11, 2025
AnteriorAnteriorConheça 7 indicadores financeiros para acompanhar no varejo
NextVeja como os relatórios podem deixar a tomada de decisão mais eficientePróximo

Você também pode se interessar

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Os cartazes de ofertas são ferramentas essenciais no varejo para atrair clientes e aumentar as vendas. No entanto, erros nesses cartazes podem gerar confusão, prejudicar

Está tomando decisões no escuro? A falta de informações pode estar prejudicando seu varejo

Está tomando decisões no escuro? A falta de informações pode estar prejudicando seu varejo

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!