Pular para o conteúdo
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
  • Home
    • Supermercados
    • Padarias
    • Hortifrútis
    • Restaurantes
    • Açougues
    • Atacarejos
    • Distribuidores
    • Centrais de Negócios
  • ERP Linear
    • Software de Gestão
      • ERP Linear
    • PDV Linear
      • PDV Linear
      • Guarda XML
      • TEF Linear
    • Serviços
      • Linear Cloud
      • Conciliador de Cartões
      • WMS Linear
      • Radar XML
      • Fidelidade
      • Força de Vendas
    • Operação de Loja
      • Comanda Eletrônica
      • E-promo
    • Business Intelligence
      • BI Linear
      • SmartMOB
    • E-commerce
      • Linear Mercado
  • Nossas Soluções
  • Sobre
    • A Linear
    • Blog
    • Conteúdo Rico
    • Parceiros
    • Clientes
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco
  • Portal do Cliente
    • Central de Serviços
    • Espaço do Cliente
Solicite uma demonstração
Pular para o conteúdo

Veja 4 dicas para otimizar a gestão de perdas no seu supermercado

  • julho 2, 2019

A gestão de perdas nos supermercados ainda é uma prática menosprezada entre os empreendedores que valorizam somente o lucro de seu estabelecimento e deixam de considerar os produtos que está perdendo nas estantes.

Desse modo, um dos maiores desafios ao administrar o armazenamento é conseguir evitar as diferenças entre o estoque físico e o contábil. Essa divergência é compreendida como perda e, em muitos casos, só é descoberta tardiamente mediante inventários e balanços.

Vale destacar que a taxa de perdas é um dos processos que mais interfere nas finanças do supermercado e, diante de um cenário desfavorável da economia, decisões para elevar a margem de lucro são fundamentais. Continue a leitura e saiba como fazer uma gestão de perdas eficiente no seu supermercado!

1. Melhore o controle de estoque

O controle de estoque é um dos maiores desafios do varejista e o principal responsável por garantir o sucesso de todo o processo. A prevenção de perdas é o acompanhamento de toda a movimentação dos produtos do estabelecimento.

Transporte, exposição nas estantes e vencimentos são alguns aspectos que precisam ser gerenciadas de perto pelo time responsável por controlar o estoque da empresa. Essas operações são grandes causadoras de desperdícios e uma supervisão minuciosa é essencial para minorá-las.

2. Realize promoções sempre que preciso

Ter produtos parados nas prateleiras é o mesmo que decretar prejuízo. Por isso, ao perceber que o seu supermercado se encontra nessa situação, promova promoções. É melhor vender um item com uma margem de lucro reduzida do que perdê-lo totalmente por conta do vencimento do seu prazo de validade.

3. Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia aumenta a eficiência em todas as áreas, pois é capaz de automatizar e otimizar os processos, deixando-os mais dinâmicos e elevando consideravelmente a produtividade. Atualmente, há várias ferramentas para melhorar a gestão de perdas no supermercado.

Existem produtos que são perdidos tanto por validade quanto por problemas relacionados ao armazenamento. Um sistema de gestão poderá intervir positivamente nesses problemas.

Desse modo, o gestor conseguirá consultar as informações fornecidas pela ferramenta e saber quais produtos estão perto da data de vencimento, há quanto tempo estão parados e quando o supermercado receberá mercadorias que exigem mais cuidados. A partir disso será possível separar antecipadamente colaboradores capacitados e locais para armazenagem.

4. Implemente o PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai)

Essa rotina precisa ser adotada pelos funcionários que realizam a reposição de produtos, que é simplesmente dar atenção aos itens que estão perto de vencer.

Na correria do dia a dia, é comum que os repositores insiram novos produtos sem prestar atenção na data de validade, o que pode ocasionar perdas significativas. Dessa forma, adotar um método aprimorado de reposição de mercadorias, que tenha como fundamento priorizar a saída dos produtos que vencem primeiro, é um ótimo método para reduzir perdas em seu supermercado.

Portanto, em um mercado a cada dia mais acirrado, a melhor maneira de garantir a elevação da lucratividade é melhorando a gestão de perdas no supermercado. É necessário estabelecer uma cultura de combate aos prejuízos de estoque, pois isso é um diferencial competitivo e pode ocasionar melhores resultados para o negócio.

Gostou das informações do nosso post? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro das atualizações. Estamos no Facebook, Linkedln e Twitter!

Compartilhe:

Siga nossas redes

Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram Whatsapp Telegram

Mais populares

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

maio 9, 2025
dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

maio 5, 2025

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

abril 21, 2025
Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

abril 11, 2025
AnteriorAnteriorControle de produção de padaria: 6 dicas para evitar prejuízos
NextSoftware para atacarejo: saiba o que avaliar para escolher o idealPróximo

Você também pode se interessar

Geração Z no Varejo 

Geração Z no Varejo 

A Geração Z, formada por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e o início dos anos 2010, está redefinindo a forma como o varejo

dia-das-maes-no-varejo

Dicas para bombar no Dia das Mães no varejo em 2025 

O Dia das Mães é, tradicionalmente, uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. Em

Desperdício zero: como o varejo alimentar está vencendo o desafio nas datas comemorativas

O paradoxo do desperdício no brasil Enquanto toneladas de alimentos são jogadas fora todos os anos, supermercados brasileiros amargam prejuízos bilionários com frutas, legumes e

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Erros em cartazes de ofertas para evitar no seu varejo

Os cartazes de ofertas são ferramentas essenciais no varejo para atrair clientes e aumentar as vendas. No entanto, erros nesses cartazes podem gerar confusão, prejudicar

Está tomando decisões no escuro? A falta de informações pode estar prejudicando seu varejo

Está tomando decisões no escuro? A falta de informações pode estar prejudicando seu varejo

Central de Vendas

De segunda a sexta de 8h às 17h48

Solicite um consultor

Veja onde estamos localizados

Belo Horizonte

Matriz

Av. dos Engenheiros, 1144, Castelo.
Belo Horizonte, Minas Gerais.
CEP: 30840-372

(31) 2511-3131

Montes Claros

Unidade de Negócio

Rua Pires Albuquerque, 215, Centro.
Montes Claros, Minas Gerais.
CEP: 39400-057

(38) 3441-2777

Brasília

Unidade de Negócio

Edifício Easy, Rua das Pitangueiras, lt.5/6, sala 18, 
Cowmeia Coworking,  Águas Claras, Brasília, Distrito Federal.
CEP: 71.908-540

(61) 4042-1746 

Recife

Unidade de Negócio

Av. Samuel Mac Dowell, 20 – Jardim Primavera.
Camaragibe, Pernambuco.
CEP: 54753-685

(81) 3076-0011 | (81) 3088-2318

Manaus

Unidade de Negócio

Av. Djalma Batista, 1719 – Chapada. Ed. Atlantic Tower, Torre Business, sala 1505. Manaus, Amazonas.
CEP. 69050-010.

(92) 3238-6619

Vitória

Unidade de Negócio

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304,
Camburi. Vitória, Espírito Santo.
CEP: 39400-057

(27) 3180-0314

Desde 2002 desenvolvemos soluções em gestão empresarial e automação comercial por meio de um software eficiente e eficaz focado em supermercados e padarias.

Alguma dúvida?

Entre em contato

Institucional

  • A Linear
  • Conexão Linear
  • Integrações e parcerias
  • Clientes
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
  • Aviso de privacidade
  • Política de cookies

Área do cliente

  • Central de serviços
  • Treinamentos
  • Tutoriais
  • E-books

Soluções

para

  • Supermercados
  • Padarias
  • Restaurantes
  • Hortifrútis
  • Açougues
  • Atacarejos
  • Distribuidoras
  • Outros

Sistemas

ERP

  • ERP Linear

PDV

  • PDV Linear
  • TEF
  • Guarda XML

Business Intelligence

  • B.I. Linear
  • SmartMob

E-commerce

  • Linear Mercado

Serviços

  • Linear Cloud
  • Conciliador de cartões
  • WMS Linear
  • Força de vendas
  • Fidelidade

Operação de loja

  • E-promo
  • Comanda eletrônica

© 2023 Todos os direitos reservados.
Marketing Linear Sistemas.

Facebook-f Instagram Linkedin Twitter Youtube

Solicite já!

Preencha os dados abaixo que entraremos em contato.

Política de Privacidade

Já vai?

Assine nossa Newsletter
pra gente se falar!